segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

ESPECIAL STAR WARS: Um Breve Olhar sobre o trabalho de RALPH MCQUARRIE


Quando se fala em Star Wars, o primeiro nome que se vem a mente é George Lucas, mas por trás dos bastidores está também um homem extremamente importante para o visual da franquia: RALPH MCQUARRIE a.k.a. pai de todo design e estilo da trilogia original.





Nascido Ralph Angus McQuarrie em 13 de junho de 1929 em Indiana nos Estados Unidos, foi criado em uma fazenda próximo a Montana. Suas principais influências foram seus pais -ambos artistas- e foi através de ambos que pegou gosto por desenhos, pinturas e coloração, mais tarde, lutou na Guerra da Coréia onde sobreviveu a um tiro na cabeça.

Retornando da Guerra, se mudou para a California, estudando na Art Center School (atualmente Art Center College of Design). Inicialmente ele trabalhou para uma organização de dentistas criando dentaduras e próteses, mais tarde fazendo ilustrações técnicas para Boeing e consequentemente desenhando posters de filmes, animações educativas  e animando para o canal CBS a cobertura do programa espacial Apollo. Enquanto trabalhava lá, foi questionado por Hal Barwood se gostaria de produzir algumas ilustrações para um filme que ele e Matthew Robbins estariam participando (se chamaria star dancing, nunca saiu do papel), apesar disso, George Lucas se impressionou com as artes conceituais prontas o que nutria uma ideia sua de um filme.
Poster de Winterhawk

 Anos mais tarde, impressionado com sua arte George Lucas o chamou para trabalhar em um projeto seu de um filme seu sobre fantasia espacial. Em 1975 George Lucas o chamou para designar peças de arte conceitual e varias cenas do script de STAR WARS – curiosamente várias artistas foram chamados para fazer o trabalho – mas desde o principio o trabalho de Mcquarrie impressionou Lucas.

Sketch do elmo de Vader.
Trabalhando no filme ele criou e modificou o estilo de vários personagens importantes, incluindo o personagem parecido com um Yeti “Chewbacca” e os androides R2-D2 e C3PO, ajudou na composição de sets e pinturas do filme.


Seu design mais importante, a aparência do Lord Negro Darth Vader. A primeira coisa que pensei foi "Não devia ter ele algum equipamento para respirar, já que está entrando no vácuo do espaço?" Eu perguntei a George e ele disse: "Tudo bem, dê a ele uma máscara".  

Um exemplo da arte de Mcquarrie
adaptada no 2º filme.
No Segundo e mais popular filme da franquia Empire Strikes Back -OImpério contra-ataca- (1980), As responsabilidades de McQuarrie's foram bastante ampliadas: Muitas das novas ideias (incluindo um planeta de gelo chamado Hoth e uma cidade flutuando nas nuvens chamada Bespin) levaram sua assinatura; um personagem pequeno do filme até recebeu seu nome.

Bespin
Mas poucas de suas ideias apareceram em Return of the Jedi – O retornode Jedi - (1983), e parecia que o próprio já estava fatigado. 

"Foi ficando menos divertido a cada vez. Eu já tinha feito as melhores partes e eu estava apenas reutilizando tudo. Eu continuava pensando, mas guardando pra mim mesmo. Foi ficando mais e mais difícil manter meu entusiasmo".

Sobre a série que elevou sua popularidade, ele tinha uma opinião extremamente positiva: “É uma sensação muito boa andar na rua e ver nas calçadas um chiclete embrulhado em uma foto do darth vader. E ele está na capada Time também, É interessante ter feito algo no mundo que todos veem. Você se torna parte do publico que vê acontecendo.”

Filmes de ficção cientifica costumavam ter um visual primitivo e limpo, Mcquarrie e Lucas  criaram um mundo com um visual "usado" e climático.

McQuarrie sempre contou com o lado inconsciente da sua mente para buscar inspiração. "Eu tentava empurrar idéias pra fora do meu cérebro, mas é como pasta de dente saindo do tubo muito rápido … Não há razão em esfolar a mente – O melhor que posso fazer é organizar meus pensamentos logo quando me dizem o que é - , daí me deito e começo a ficar inconsciente. Eu fico meio que dormindo, e em algum lugar entre dormir ou acordar disso, Eu consigo exatamente o que eu procuro – Está tudo lá, flutuando como bolhas em um champagne de algum lugar dentro de mim."

Deixou marcado na história do cinema um legado eterno.

Além disso outros trabalhos do artista se encontram nas obras: Battlestar Gallatica (série de tv), Coccon (Cocoon - A aventura dos Corais Perdidos), E.T. – The Extra-terrestrial (E.T. - O extra-terrestre), *Batteries not included ( O Milagre veio do espaço) entre outros.

Ele viveu com sua única esposa Joan até o fim da sua vida, ele faleceu em 3 de Março de 2012.






Mais informações:





Nenhum comentário:

Postar um comentário